Comunicação e Saúde

15/03/2013 12:35

Comunicação e Saúde

03/12/2012 12:19

 

“A comunicação confunde-se com a própria vida. Temos tanta consciência de que comunicamos como de que respiramos ou andamos. A comunicação é uma necessidade básica da pessoa humana, do homem social”.

Juan Diaz Bordenave (Livro: O que é comunicação)

 

Com as várias formas de comunicação passamos informações do que a mente pensa, ou da forma como um trabalho é realizado, uma expressão de arte, um cumprimento, uma emoção, tudo ao nosso redor é comunicação, nós mesmos somos uma forma de expressão e quando não conseguimos expor ou mesmo entender a comunicação do outro entramos num estado de falta de conforto.

A saúde é definida como um completo bem estar físico, mental e social; e como atingir este estado de bem estar sem informação, sem interação, sem empatia, como John Donne disse “nenhum homem é uma ilha”.

Respiramos o mesmo ar, vivemos no mesmo planeta.

Por que então, com tantas formas de comunicação e com o avanço da medicina o homem ainda adoece?

Não sei a reposta, posso divagar sobre ela: será a informação mal transmitida? A mídia com valores invertidos? Pais que não tem tempo para dar palavras e carinhos? Vizinhos que não se falam? Falta do básico para subsistência? Falta de acesso a medicamentos e tratamento? Ou apenas a fragilidade do homem?

Com certeza é bem mais complexo e tudo é um conjunto de fatores que permeiam entre o bem estar e o desconforto do homem.

Então...

Comunique-se, ame, divirta-se, viaje, sorrria, chore, arrisque-se, trabalhe, descanse, durma, corra, ande, aprenda, ensine... enfim VIVA

Paula Martelato