Fases da Vida

 

Fases da vida       

Infância

Quando descobrimos que nosso filho não houve é algo que não se espera, não sabemos o que fazer e a quem recorrer e essa sensação de impotência é muito dolorida, mas na vida devemos levantar a cabeça enxugar as lagrimas e seguir em frente.

Nesta fase o que você precisa ter em mente é que o mundo do seu filho é visual e você precisa aprender a língua de sinais e neste processo cada nova palavra que você aprender ensine ao seu filho é um momento de aprendizado para os dois.

Eu sempre usei a fala, os sinais e o objeto, não devemos ser radicais e achar que só uma linha de educação é melhor, não é, o melhor é você oferecer tudo para seu filho que seu desenvolvimento será bem mais rápido.

 Quando ela estava com dois anos uma das várias coisas que eu fiz foi colar figuras num caderno de desenho, cada folha uma coisa que eu queria ensinar pra ela, até colava feijões escrevia a palavra e ensinava o sinal, fotos dos familiares, como: vovô, vovó, cores,  enfim tudo que você quiser, e faça deste momento uma brincadeira divertida mostre a figura e faça ele fazer o sinal, aproveite cada momento da vida para ensinar, seja no banho, na hora de comer, de dormir, nos passeios, aos poucos você verá seu filho dialogando com você pedindo o que quer,  isto é muito prazeroso.

Procure ajuda profissional como uma fonoaudióloga e aprenda sinais com um surdo adulto, são os melhores professores.

 

Fase escolar

Se na sua cidade existe uma escola bilíngue que ensina o português sem deixar de lado a língua de sinais, problema resolvido, se não lute por uma sala com um professor e o interprete, tem escola que costuma oferecer sala de reforço, ilusão que aquilo que foi perdido em sala será recompensado, não será, a informação do momento já foi perdida e seu filho não tem problema de aprendizado só precisa que falem a língua dele.

Até curso de Libras eu dei para uma professora da Juliana, é muito bom quando encontramos pessoas dedicadas e que realmente amam o que fazem.

No colegial eu consegui uma interprete pra ela, mas todo trabalho realizado com ela na infância fez dela uma surda oralizada, pra você ver que aprender libras não o torna preguiçoso pra falar, mas cada pessoa é de um jeito, respeite como seu filho é oralizado ou sinais puro, não faz diferença, ambos aprendem com o visual e irão se desenvolver.

O importante em cada fase da vida é haver comunicação sempre, sorriso no rosto e seja feliz.

 

Eu coloquei apenas este dois momentos da vida: infância e fase escolar porque é o mais trabalhoso e preocupante para os pais, dedique-se nesta fase que você verá seu filho um adulto bem sucedido e feliz, isto é maravilhoso para nós e a alegria dos filhos é nossa recompensa.

 

 

 

 

Educa a criança no caminho em que deve andar; e até quando envelhecer não se desviará dele.

Proverbios 22:6

 

 

Fases da Vida

Formatura 3º colegial da Juliana

03/03/2013 12:10
Juliana como oradora em agradecimento aos professores: Boa noite pessoal! Bom finalmente chegou o tão esperado dia da colação de grau. Este dia pode significar muitas coisas: Alivio e orgulho por terem conseguido nos ajudar a terminar o Ensino Médio, grau que muitos ainda não tem; ou seja, por nos...